Engajar alunos é um desafio diário para professores, tanto no ensino presencial quanto na EAD. Com o celular dando acesso a uma infinidade de informação na palma da mão, prender a atenção do estudante se transformou em uma verdadeira batalha e, nessa luta, os gestores são importantes aliados. Por vezes, são eles que, com uma visão que vai para além do dia a dia, enxergam oportunidades onde muitos só vêem problemas.
Assim acontece com o Instagram, a rede social de compartilhamento de fotos considerada por muitos uma distração, mas que pode, com alguns ajustes, tornar-se uma excelente ferramenta educacional e ser utilizada por gestores, professores e, é claro, alunos.
Criado em 2010, o Instagram tem como principaal trunfo a simplicidade: uma timeline de fotos e vídeos que as pessoas curtem ou comentam.
Se por um lado pode parecer limitadora, por outro tal característica permite que se faça usos mais controlados da plataforma. O site Edudemic dá algumas dicas de como usar a rede social em sala de aula e também alerta para alguns ajustes importantes para que tenham um viés mais educacional.
Quer saber mais sobre o uso de redes sociais na educação? Veja como tirar proveito do Twitter em sala de aula.
Antes de adaptar ideias, é bom pensar na conta de Instagram. Para que os experimentos não saiam do controle de professores e gestores, o ideal é criar uma conta para a turma. Para tanto, basta ter um endereço de e-mail e um smartphone.
Leia também: 6 habilidades que os professores de hoje precisam ter
Tudo pronto, é hora de começar a usar o Instagram. Veja alguns exemplos.
1) Vitrine de trabalho dos alunos
Um perfil no Instagram poderá dar acesso não só a alunos da turma, mas também a outros estudantes da mesma instituição, funcionando como um expositor para o que está sendo feito por lá. Um vídeo-resposta sobre algum conteúdo trabalhado, uma foto que funcione de referência para alguma matéria são exemplos de postagens que transformam a conta em vitrine para colegas.
2) Aluno da semana
Uma forma interessante de engajar os alunos no uso da ferramenta é convidá-los para participar ativamente da sua atualização. Uma ideia é transformar os estudantes em embaixadores do Instagram. A cada semana, um deles será responsável por documentar o andamento das aulas.
3) Memórias da classe
Outro bom uso do Instagram é fazer da conta um álbum de retratos. Documentar uma reunião em grupo, uma saída a campo, uma viagem em turma ou mesmo a apresentação de um trabalho é uma maneira de guardar lembranças desses momentos.
4) Figuras históricas
O Instagram também pode servir para ajudar a aflorar a imaginação dos alunos. Que tal convidá-los a inventar como seria o perfil de alguém muito famoso como, por exemplo, Albert Einstein, com fotos e conteúdos emblemáticos da sua história? Escolha uma personagem importante para a matéria e deixe os estudantes livres para se expressar.
5) Personagens literários
A ideia de criar perfis para figuras históricas pode ser levada a outro patamar: ao da imaginação pura e simples. Escolher um personagem literário, como Dom Casmurro (ou até mesmo uma obra inteira, como O Tempo e o Vento, utilizando-a como pano de fundo para criar perfis a alguns de seus inúmeros personagens), e deixar os estudantes responsáveis por conceber uma versão verossímil de como seria o Instagram dessas personagens da ficção?
6) Recomendações literárias
O Instagram da turma pode também se transformar em uma ferramenta de troca de sugestões, no qual os alunos postam imagens de livros que estão lendo para determinada matéria e que podem ajudar os demais. Incentive-os a compartilhar nas legendas das fotos o motivo da indicação.
7) Passo a passo
Para trabalhos práticos, ou mesmo para a resolução de problemas matemáticos, por exemplo, o Instagram se mostra uma ferramenta ainda mais útil. Tem suporte melhor para fazer um passo-a-passo de algo do que imagens ou vídeos?
8) Caça ao tesouro
A conta da turma também pode servir de ponto de encontro para experiências fora de aula, mas que, de alguma forma, se relacionam com o conteúdo. Basta que os professores desafiem seus alunos a encontrarem e fotografarem coisas específicas no mundo ao seu redor. A ideia é reunir em um só lugar diferentes pontos de vista sobre algo.
9) Ideias por escrito
Inspire seus alunos com imagens que dariam um boa história. Uma postagem pode servir de tema para um trabalho a ser feito individualmente em casa ou mesmo para o surgimento de uma nova série de imagens feitas pelos estudantes.
10) Progresso do trabalho
O Instagram também é uma ferramenta interessante de documentação. Imagine chegar no final de um curso com várias imagens reunidas do período de ensino e aprendizado daquela turma?
Se criar uma conta para a sua turma não parece a melhor opção, uma alternativa é criar uma hashtag para esse projeto e sugerir tarefas para os estudantes. Se a matéria estudada é da disciplina de matemática, o professor pode convidar os alunos a postarem em suas próprias contas exemplos de alguns conceitos como simetria e ângulos.
Alguns dos usos exemplificados acima também podem ser adaptados para as hashtags. Por mais específica que possa ser uma matéria, elas sempre poderá ser representada por imagens, e o Instagram é uma ótima ferramenta para alunos compartilharem suas impressões sobre um conteúdo que estão estudando. Além disso, se a conta da turma for utilizada em diferentes projetos e disciplinas, usar as hashtags é uma boa forma de organizar todo o conteúdo.
E você, já pensou em usar o Instagram em sala de aula? Já faz o uso de outras ferramentas como o Twitter, por exemplo? Compartilhe conosco sua experiência e nos ajude a encontrar novos usos para as plataformas existentes.