Criar um curso online com baixo custo e vender facilmente, é possível?

E ai tudo beleza, aqui é o Jack.

Bem-vindo ao portal Senaec onde você encontra os melhores conteúdos do planeta para seu crescimento tanto profissional quanto pessoal e pode criar uma renda com seu próprio curso online.

Hoje vou mostrar os cinco passos para você criar um curso online.

Comecei a fazer cursos online anos atrás e aprendi muito nesse longo percurso. A beleza dos cursos on-line é que eu comecei trabalhando com alguns clientes que a partir desses pude escalar o meu negócio, conseguindo impactar e servir mais e mais pessoas em todo o mundo.

Foi então que descobri que pela internet, eu posso impactar mais pessoas usando cursos on-line, empacotando meus conhecimentos e vendendo-os para as pessoas em todas
as partes do globo.

Então, para fazer seu primeiro curso on-line, você precisa ter uma boa ideia e muita determinação.

Fique ligado até o final deste post, porque eu vou te dar um checklist para ter certeza que a sua ideia de conteúdo para um curso é matadora.

Passo #1 – O primeiro passo é a vontade ou desejo ardente.

Você precisa ter certeza de que seu curso resolve um enorme problema ou um desejo insaciável das pessoas, elas tem que dizer que: “Cara, isso realmente uma boa  ideia.

Porém tem vezes que nós apaixonamos por nosso conteúdo e dizemos: “Eu compraria esse curso “.

Mas quando você o lança, tem a decepção de ninguém comprar curso além de você. Por isso é importante saber do seu público o que eles realmente consideram um curso legal e que pagariam por isso.

Então o que você está vendendo tem que resolver problema que alguém não está disposto a resolver por conta própria ou Google para descobrir a resposta por conta própria e eles precisam de seu método único para resolver esse problema ou satisfazer essa vontade insaciável por esse conhecimento.

Uma boa pergunta é saber do seu público ou da sua comunidade o que eles gostariam de aprender e como eles gostariam de aprender isso.
Pesquise nos seus grupos ou na sua lista de emails ou naquela comunidade que você já bem conhecido, a idéia do curso que vai fazer com todos queiram comprar, qual o principal problema que eles gostariam de resolver e se pagariam por isso.
NO nosso caso foi assim que descobrimos que precisavamos criar o Curso “ O Produto Perfeito”. Perguntamos para as pessoas que acompanhavam nosso canal de dicas, qual o maior problema que eles enfrentavam para criar seus cursos online.

E isso veio em forma de peguntas que o pessoal fazia em nosso canal do Youtube. E as perguntas eram:

  • Como gravar videos?
  • Como estruturar um curso online?
  • Como lançar um curso online?
  • Como empacotar meu conhecimento e vender pela internet?
  • Qual estratégia de marketing deveria utilizar para vender?

Provavelmente deve ser ai que você deve começar e seja qual for as resposta, você precisa obter dados que fortaleçam sua crença de que realmente sua ideia é uma boa idéia para curso e que seja vendável.

Se você souber ouvir o que as pessoas têm a dizer, e o porque elas se interessam pelo seu conteúdo vai conseguir resolver outro problema que é o marketing; pois você vai poder colocar em sua comunicação os mesmo verbos que elas usaram para determinar qual era a maior dor delas que justificaria a compra ou a criação do conteúdo.

E aí está o segredo dos “ Master of the Universe” ; Entregar exatamente o que as pessoas querem e estão dispostas a pagar por isso.

Quando você divulgar isso, elas vão pensar que você está lendo a mente delas pois está usando as mesmas palavras que eles usaram para descrever as dores.

Então, para validar a sua ideia do curso, faça perguntas e pesquisar o seu público e certifique-se o que vai oferecer é algo exclusivo que só você pode entregar em seu
curso.

É um programa, uma estratégia ou uma solução que só você sabe, e isso vai garantir que mais pessoas realmente quer investir nisso.

Passo #2 – Criar um curso online: Garanta que seu público esteja comprometido com seu conteúdo

No passo número dois, seguindo nessa mesma ideia de desejo, você também deve ter certeza de que seu público é o primeiro a saber e está
comprometido com o seu programa antes mesmo da venda.

Não estou falando sobre truques mentais Jedi ou nada “fora da casinha” mas algo simples que seja executável por mim, seja um produto ou serviço que eu possa entregar com facilidade e que tenha valor para esse público.

Se as pessoas ficarem “griladas” com sua idéia provavelmente você terá a resposta que precisa, e que precisa melhorar ou mudar o rumo do seu conteúdo.

Mas se você recebe uma enxurrada de respostas positivas e de incentivo, isso valida que realmente você teve uma boa idéia e também garante que seu público está preparado e pronto para quando você lançar esse programa.

Um exemplo aqui na Senaec é que estávamos com uma idéia de fazer um curso sobre Plasmaterapia para Podólogos, um conteúdo muito específico, mas que interessou para muitas pessoas quando falamos.

Perguntamos através de um professor que já tinha contato com muitos Podólogos e foi impressionante a quantidade de profissionais que tinham interesse em um curso que teoricamente não tinha muita entrada em profissionais que buscam a saúde de pés.

As respostas foram impressionantes, tinha gente perguntando se já tinha o curso, quando seria lançado, se era presencial ou podiam assistir pela plataforma.

Isso nos obrigou a fazer um pré-venda e vender para mais de 100 alunos sem mesmo ter o curso gravado. Demos uma prazo de produção do curso e vendemos como pré-lançamento e pedimos um prazo para entregar o curso na plataforma.

Então a melhor forma de saber se sua idéia é boa para lançar um curso é perguntar para as pessoas que são o público desse tipo de conteúdo.

Se eles dizem que estão interessados, é muito provável que serão compradores.

O passo número três é, obviamente, o seu conteúdo.

Passo 3# – Criar um curso online: Qual é o seu estilo de ensino?

Existem cursos por aí que são uma página PDFs ou os famosos ebooks.

Existem cursos por aí que são simplesmente um Checklist.

Existem cursos em vídeo.

Existem muitos tipos e diferentes tipos de cursos.

Há cursos ao vivo.

Talvez você ensine melhor em vídeo, mas seus cursos também incorporam checklists, PDFs e outros documentos que complementem a didática e o seu estilo de ensinar além dos vídeos.

A quantidade de conteúdo que o curso vai ter, provavelmente é a coisa mais fácil, porém o que você precisa é descobrir é o quanto você é especialista e sabe ensinar aquilo que já fez por vários anos ou muitas vezes na vida.

Depois disso você só tem que saber como vai empacotar esse conteúdo para entregar para seus alunos.

O resto você faz naturalmente, mas para saber como empacotar esse conteúdo de forma profissional, você pode pesquisar por aí e levar muito tempo tentando aprender ou pode adquirir o curso “ O Produto Perfeito” que te ensina de forma prática e didática como você pode fazer isso, por quem já criou dezenas de cursos online para dezenas de clientes.

Mas vamos a sua expertise: O que você faz mais naturalmente?

Escreve melhor ou é bom com vídeo?

O que quer que seja, é assim você deve proceder para formular seu curso, e a primeira coisa você fará para o seu conteúdo é criar um plano de conteúdo para o programa e definir prazos e datas de quando você precisa ter cada peça de conteúdo terminado.

E quanto ao tamanho do seu conteúdo ou seu curso, isso depende.

No entanto, se você for adepto a vídeos, você precisa ter certeza de que eles são capazes de entender e não não ser muito estressante para assistir.

Então, recomendo que você mantenha seus vídeos entre 5 a 10 minutos para que seus alunos não fiquem completamente perdidos e sobrecarregados com o que você está ensinando a eles.

Passo #4 – Criar um curso online: Quem são seus clientes?

E ai, de onde vêm seus clientes?

Nós já falamos disso um pouco, mas
os melhores lugares para seus clientes virem é o que chamamos de lista quente.

Essas são as pessoas que já conhecem, gostam e confiam em você.

É por isso que sua lista de e-mail é o seu maior ativo como em um negócio on-line.

Então comece a construir sua lista de e-mail o mais cedo possível e se você tem uma lista grande ou pequena, certifique-se de que você está alimentando seu relacionamento com o sua lista de e-mail, fornecendo conteúdo de valor gratuito para que quando você for cobrar pelo serviço, eles fiquem felizes e satisfeitos com isso.

Se você tem um grupo de Facebook, também é um lugar maravilhoso para o lançar seu produto e encontrar seus clientes porque é o seu público mais fiel.

Nós fizemos muitos de nossos lançamentos usando apenas grupos de Facebook e o resultado foi fenomenal.

Também há seus canais de mídia social e o tráfego pago.

Então você pode fazer publicidade para o sua lista quente.

Você também pode anunciar para pessoas que não sabem sobre você ainda, aqueça-os com conteúdos e depois transforme-os em compradores.

Então esses são realmente os quatro lugares que você é vai encontrar seus clientes online.

Passo #5 – Criar um curso online:  Fluxo de caixa.

Então, há realmente uma maneira de financiar seu curso antes mesmo de criá-lo, o que parece incomum, mas muitas vezes as pessoas vendem um curso mesmo antes de terem eles disponíveis para venda.

Como disse anteriormente, fizemos isso com o curso de Plasmaterapia e deu super certo. Não existe uma regra para isso, e se as pessoas acreditam em você, possivelmente elas topam pagar o curso antes de te-lo desde que você deixe claro qual será a forma de entrega e os prazos deste curso.

Isso é chamado de um lançamento beta.

Então, num lançamento beta, você geralmente lança o seu
curso, a um preço reduzido apenas para levar as pessoas para obter depoimentos e fazer sua primeira rodada de alunos desse programa ou curso.

A magia desse formato é que como você colheu antes todas as dores e quais as intenções desse seu curso, provavelmente quando entregar o curso vai entregar exatamente aquilo que eles buscavam antes de ter o curso.

Essa é uma ótima maneira de começar a lançar cursos sem ter que passar pelo compromisso de fazer um curso inteiro sem saber se vai vender.

Existe a vantagem que quem vai comprar seu curso beta por um preço baixo, isso justifica a compra e as vantagens que ele vai ter, sabendo do potencial do seu conteúdo.

A versão Beta serve para isso, vender a um preço baixo, para que você possa fazer um caixa antes de criar todo o curso.

Claro, que estamos falando de pessoas éticas e que entregam o que prometem certo?

Então você não vai criá-lo e vendê-lo e não terminar o curso.

Certifique-se de que é uma prioridade para você porque se você é do tipo de pessoa que não cumpre o que promete eu acredito que este método não seja para você..

Então é assim que você obtém algum fluxo de caixa no porta para o seu curso.

E aqui vai meu bônus para você.

Eu sei que deve provavelmente estar pensando: “Ok, legal, entendo os passos, mas como realmente posso criar um curso online? ”

Essa é a menor das suas preocupações.

Eu passei pelo processo de fazer um curso a partir do zero e usando todos esses diferentes sites e tecnologia e integração.

Foi um pesadelo.

Então hoje uma plataforma que facilita minha vida e que tem ferramentas que me possibilitam entregar um conteúdo de forma eficiente e fácil é a Senaec, e assim fico despreocupado com toda essa parte de tecnologia e concentro todos os meus esforços em criar conteúdos tops para meus alunos.

Eu já experimentei várias formatos e não acredito que exista algo mais fácil e eficiente que a Senaec.

Então, se você está interessado, cadastre em nossa plataforma e comece a ensinar agora mesmo.

Depois de ler esse conteúdo acredito que possa te interessar mais conteúdos desse tipo, então clique em aceitar nossas notificações que assim que publicarmos conteúdos que julgamos relevantes para você vamos enviar uma notificação.

E como prometido vamos deixar aqui embaixo um checklist para você construir seu “Produto Perfeito” e vendê-lo facilmente online através da Senaec.

Bom por hoje é só,

Até uma próxima!