Captar alunos no Instagram parece uma tarefa simples, mas não é. Com 700 milhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento divulgado pela empresa, criar um perfil comercial para isso é uma grande estratégia que o gestor escolar pode adotar para sua escola profissionalizante.
Instagram é uma plataforma que começou com funcionalidades simples e apenas com a intenção de oferecer aos usuários a possibilidade de compartilharem seus momentos com amigos e conhecidos por meio de fotos. Tem inovado cada vez mais, disponibilizando ferramentas interessantes, como o Stories e o IGTV.
Com tanta audiência e novas funções, o Instagram tornou-se uma ferramenta eficiente para a captação de alunos e, consequentemente, o aumento das matrículas. Mas, é claro que para se ter resultados positivos na rede social é preciso mais do que criar um simples perfil comercial e postar coisas aleatórias: há ações e estratégias para isso.
Para te ajudar, a seguir, fizemos um passo a passo de marketing no Instagram para captar alunos para sua escola profissionalizante. Vamos lá?
Passo a passo: Como captar alunos no Instagram
Para criar uma conta do Instagram pelo aplicativo:
- Baixe o aplicativo do Instagram na App Store (iPhone) ou Google Play Store (Android).
- Depois de instalar o aplicativo, toque em para abri-lo.
- Toque em Cadastrar-se com email ou número de telefone (Android) ou Criar nova conta (iPhone) e insira seu endereço de email ou número de telefone (que exigirá um código de confirmação), toque em Avançar. Também é possível tocar em Entrar com o Facebook para se cadastrar com sua conta do Facebook.
- Se você se cadastrar com o email ou número de telefone, crie um nome de usuário e uma senha, preencha as informações do perfil e toque em Avançar. Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook, caso tenha saído dela.
Para criar uma conta no Instagram usando um computador:
- Acesse instagram.com.
- Clique em Cadastre-se, informe seu endereço de email, crie um nome de usuário e uma senha ou clique em Entrar com o Facebook para se cadastrar com a conta do Facebook.
- Caso queira se inscrever com um email, clique em Cadastre-se. Se você se cadastrar com o Facebook, será necessário entrar na conta do Facebook, caso tenha saído dela.
Se você se cadastrar com o email, insira seu endereço de email corretamente e escolha um endereço de email ao qual somente você tenha acesso. Se você sair e se esquecer da senha, precisará acessar seu email para recuperar a conta do Instagram.
Já falamos que o Instagram passou por algumas mudanças desde a sua criação, não é mesmo? Essas transformações foram pensadas especialmente para as empresas e aqueles que utilizam a ferramenta de forma profissional.
E isso foi levado tão a sério que a plataforma lançou o Instagram For Business, permitindo que um negócio transforme seu perfil tradicional em uma conta comercial. Dessa forma, é possível ter acesso às métricas que vão além das curtidas e comentários e à criação de anúncios dentro do próprio aplicativo. Confira esse artigo sobre métricas para instagram do site AgoraPulse.
Para tanto, basta clicar na imagem da roldana, que fica ao lado do botão “Editar perfil” e, depois, acessar a opção “Alternar para o perfil comercial”. Vale salientar que é preciso vincular a conta a uma página do Facebook.
2. Publique posts interessantes ao público-alvo
O conteúdo é uma das etapas mais importantes para captar alunos no Instagram. De nada adianta fazer publicações que não despertem a atenção dos seus seguidores. É necessário que os posts sejam úteis e relevantes para as pessoas.
Veja o que você pode publicar de acordo com a linguagem e as características do seu público-alvo:
- divulgação de cursos: esse tipo de conteúdo deve ser menos frequente e é interessante sempre incluir um desconto ou um benefício especial;
- dicas de estudo: posts com imagens atrativas e dicas rápidas de estudo são bem-aceitas pelo público;
- parcerias: faça ações em conjunto com influenciadores digitais que tenham relação com o seu negócio. Eles podem te ajudar a divulgar os conteúdos e também a sua empresa;
- saiba a hora certa de mencionar as matrículas e a melhor forma de fazer isto. Lembre-se: no marketing digital, o cliente tem que se sentir atraído pela sua marca;
- mostre os seus resultados. Compartilhar as histórias de sucesso de alunos da sua escola é uma excelente forma de mostrar os seus diferenciais.
- explore as novas ferramentas. Com as novas opções Stories e IGTV, você pode explorar muito mais os conteúdos em vídeo. Saiba que a primeira ferramenta é para vídeos curtos. Já a segunda, podem ser gravados vídeos de, no mínimo, 60 segundos.
Gostou dessas dicas? Leia o artigo até o final e aprenda de uma vez por todas como captar alunos no Instagram.
3. Utilize as hashtags do Instagram
As famosas hashtags são aquelas palavras-chave antecedidas pelo símbolo de cerquilha, mais conhecido como jogo da velha (#).
Elas servem para identificar o tema do conteúdo que você está publicando. Assim, quando uma pessoa estiver interessada em saber sobre determinado assunto, seu post estará no meio das publicações que possuem a mesma hashtag, facilitando que ele seja encontrado. Mas é preciso de alguns cuidados no uso das palavras-chave:
- não coloque todo o conteúdo em apenas uma hashtag, mas também não use uma para cada palavra;
- confira a ortografia! Caso uma palavra saia errada, será pequena a chance de as pessoas encontrarem a publicação;
- não use uma hashtag que nada tem a ver com o tema;
- não abuse no uso das hashtags, pois isso pode poluir sua postagem.
4. Faça publicações em horários diferentes
De maneira geral, dá para se ter uma ideia dos melhores horários para fazer publicações conforme o perfil do seu público. Por exemplo, após analisar suas métricas, você viu que seus seguidores têm rotina atribulada durante o dia e usam mais as redes sociais no horário de almoço ou à noite, quando chegam em suas casas.
Mas, além desse cuidado, é preciso também testar novos horários e publicar em períodos diferentes, pois, só assim, será possível analisar melhor quais são os momentos em que realmente há mais engajamento. E isso deve ser monitorado de forma constante, pois, assim, é possível entender quais estratégias estão indo bem e o que precisa ser alterado.
Dentre as métricas que o Instagram dispõe, há gráficos mostrando em que dias e horários seu público está mais ativo na plataforma, sabia? Esses dados são essenciais para uma avaliação completa.
Conclusão
O texto mostrou como o Instagram pode ser um grande aliado nas suas campanhas de captação. Afinal, hoje em dia, sua escola tem que estar nos principais meios de comunicação que mais são usados: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e ter um site institucional. Por isso que investir no marketing digital na sua escola não é uma opção. Tornou-se uma necessidade.
Fonte: Ensino Interativo